Patrocínio

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Os próximos compromissos do Timão na Liga e no Paulista.










Os próximos compromissos do Timão na Liga e no Paulista.

A equipe do São Caetano\Corinthians\Unip,que vem de um empate em 2 a 2 com equipe de Carlos Barbosa,terá neste mês mais quatro compromissos.
Pelo campeonato Paulista,enfrenta no dia 16\8 as 19:30hrs,a equipe do Mesc\São Bernardo no ginásio Adib Moisés Adib em São Bernardo do Campo.No dia 19\8,também pelo Paulista,o jogo será contra a equipe da A.A .B.B no Pq São Jorge as 19:30hrs com entrada franca.
Pelo campeonato Paulista,o timão já assegurou vaga para as 4ªde finais.

Pela Liga Futsal,que é o campeonato mais importante do calendário brasileiro,o São Caetano\Corinthians\Unip está no grupo B com Carlos Barbosa,Peixe Mazza e Gazin\Oi\Penalty.
Grupo que é liderado pela fortíssima equipe gaúcha com 7 pontos,o timão está na vice liderança com 5 pontos,na terceira colocação com 2 pontos está a equipe de Umuarama e com apenas um ponto na lanterna está a equipe de Brasília.

Os próximos compromissos na Liga Futsal será contra a equipe de Umuarama no Pq São Jorge dia 22\8 as 19:30hrs e no dia 26\8 contra o Peixe Mazza no ginásio do Sobradinho as 20:15hrs.

O timão para esta segunda fase veio com novidades no seu elenco,o pivô Lukaian que estava no Futsal Russo e o ala Alemão jogador de altíssimo nível que estava no Futsal Espanhol,reforçam o elenco alvinegro que já contava com os experientes Paulinho Japonês,Leandro Simi e Leandro de Martini e com a juventude de Fineo,Caio Jr,Douglinhas,Arthur Oliveira e Danilo Baron.

O elenco conta também com Tatá,Deivão,Léo,PC Diniz,Luizinho,Arthur Fon e Vitinho.
Mesclando a juventude com a experiência o timão tenta chegar mais longe este ano,pois na Liga passado a equipe ficou na terceira colocação sendo eliminado nas Semi-finais.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Com muita raça e o apoio da fiel que lotou o ginásio do Pq São Jorge,timão busca empate com o Carlos Barbosa.













Nesta segunda-feira (8),jogo válido pela terceira rodada do grupo B entre São Caetano\Corinthians\Unip e Carlos Barbosa,ficam no empate por 2 a 2.
Os gols foram anotados pelo ala Danilo Baron e outro do Capitão Paulinho Japonês para os alvinegros,e  anotaram para a equipe gaúcha o fixo Rodriguinho e ala Leandrinho.

Com o ginásio lotado e o apoio da fiel o timão tomou a iniciativa do jogo.
Envolvendo bem a equipe gaúcha,os alvinegros pressionam e criam boas chances e com Alemão,o timão tem a primeira grande chance na partida mas Lavoisier defende e na sobra Danilo chuta e Sinoe salva em cima da linha.

A equipe gaúcha muito entrosada foi se soltando ao ataque e em cobrança de falta Rodriguinho bate forte e marca o primeiro da equipe de Carlos Barbosa.
E com o placar a seu favor os gaúchos jogam no contra ataque e em jogada rápida de Rodriguinho que deixa Leandrinho na cara do gol para marcar o segundo da equipe gaúcha e assim acaba o primeiro tempo.

Na segunda etapa o timão voltou com muita vontade e logo aos 20segundos de jogo Caio Jr faz ótima jogada e passa para Danilo Baron marcar o primeiro alvinegro.
O timão mantém o ritmo e pressiona a equipe gaúcha que se reserva apenas aos contra ataques,e Alemão faz novamente grande jogada e deixa Danilo livre na cara do gol mas o ala acerta o travessão.

Os gaúchos querendo a vitória vão em busca do terceiro gol para ficarem mais tranquilos na partida,mas esbaram nas defesas do goleiro Leandro de Martini,que efetua pelo menos três grandes defesas na segunda etapa.

Imagens de João Alberto \Timão da Fiel.

Faltando 4:30 para o fim do jogo o técnico PC Oliveira pede tempo técnico,e na volta vem com Danilo Baron como,goleiro linha e com um jogador a mais no ataque o timão teve ótimas chances com Caio Jr e Lukaian mas Lavoisier evita o gol de empate alvinegro.



E no ultimo minuto de jogo o timão passa a bola de pé em pé e é nos pés do capitão Paulinho Japonês que a bola vai para o fundo das redes gaúcha dando números finais ao jogo.


“Faltou um pouco mais de letalidade para nossa equipe no primeiro tempo,onde tivemos varias oportunidades de marcar e agora é buscar a classificação nos próximos jogos”declarou o ala alvinegro Danilo Baron ao fim da partida.

domingo, 7 de agosto de 2011

Comunicado importantíssimo:Carta Aberta dos Preparadores Físicos de Futsal sobre a morte súbita cardíaca



informações de mauro sandri preparador físico da equipe de futsal do são caetano\corinthians\unip.  

SEXTA-FEIRA, 5 DE AGOSTO DE 2011

IMPORTANTE: Carta Aberta dos Preparadores Físicos de Futsal sobre a morte súbita cardíaca

Nós, preparadores físicos de Futsal, abaixo assinados, vimos por meio desta, divulgar e alertar sobre um problema que acomete diversos atletas de várias modalidades em todo o mundo: a morte súbita cardíaca.

Na noite do último sábado, dia 30/07/2011, faleceu o atleta de Futsal Emerson Rodrigues Rocha, o Messinho, aos 38 anos de idade, vítima de morte súbita cardíaca. O jogador faleceu antes mesmo do início do aquecimento de um jogo válido pela série prata do campeonato estadual do Rio Grande do Sul. Foi socorrido ainda na quadra e levado para o hospital onde deu entrada já sem vida.

No dia 02/05/2009, o também atleta de Futsal José Carvalho Cunha Júnior, o Rabicó, de 39 anos, faleceu logo após uma partida válida pela série ouro do campeonato estadual do Rio Grande do Sul. O atleta dava entrevista para uma rádio, teve um mal súbito e infartou na quadra. Foi socorrido no local e posteriormente no hospital, mas infelizmente não resistiu.

Em ambos os casos, tratamos de atletas com idade próxima aos 40 anos e com sobrepeso. Mas será que isto por si só foi a causa?

Além dos atletas de Futsal supracitados, casos recentes de morte súbita cardíaca ainda estão na memória da população mundial, tais como do camaronês Marc Vivien Foe, o espanhol Antônio Puerta do Sevilla, o húngaro Miklos Feher do Benfica e do brasileiro Serginho do São Caetano.

A morte súbita cardíaca (MSC) é um evento repentino, inesperado e traumático, ocorrendo em até uma hora após os primeiros sintomas serem apresentados. Na maioria dos casos, se dá após poucos minutos. Em mais da metade dos casos, o paciente falece sem ter tido nenhum sintoma prévio. Em outros, pode ocorrer tonturas e desmaios prévios, palpitações, anginas (dores do peito) e falta de ar.

O infarto agudo do miocárdio (doença das coronárias) é apenas uma das causas da MSC, junto com arritmias (taquicardias e fibrilação ventricular), cardiopatia hipertrófica (engrossamento das paredes do coração), dentre outras.

As arritmias, que em muitos casos precedem a MSC, levam a um quadro onde o paciente desmaia devido a falta de oxigenação no cérebro, pois o coração trabalha de forma desordenada. Neste caso, é necessária imediata ressuscitação cardio pulmonar e desfibrilação (uso de choque elétrico no peito através de um aparelho chamado desfibrilador).

Os estudos demonstram que cada minuto em que o paciente passa sem desfibrilação diminui em até 10% as chances de recuperação. As chances de sobrevivência aumentam consideravelmente se o paciente recebe socorro em até três minutos após o evento. A morte permanente ocorre após 4 a 6 minutos. Após 10 minutos é muito difícil que qualquer tentativa de ressuscitação tenha sucesso.

Sendo assim, é extremamente aconselhável que todos os ginásios do Brasil possuam um desfibrilador externo automático (DEA), aparelho que pode ser manuseado facilmente por qualquer pessoa, pois é auto explicativo e pode salvar muitas vidas. A MSC é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, acometendo cerca de 712 pessoas por dia no Brasil.

Nos estados do Rio Grande do Sul (lei 13.109), São Paulo (lei 12.736/07), Paraná (lei 14.649/05) e também no município de São Paulo (leis 13.945/05 e 14.621/07), é obrigatório que em locais de grande circulação de pessoas tais como shoppings, ginásios esportivos e estádios tenham à disposição um desfibrilador. Porém muitos ginásios esportivos não estão cumprindo a lei.

Pensando na nossa modalidade, outra forma de prevenção, além da instalação do DEA nos ginásios, é que o atleta passe por uma completa avaliação cardiológica, com exames clínicos (eletrocardiograma, eco cardiograma, etc.) em repouso e durante o esforço também (teste ergométrico).
O cardiologista responsável irá detectar, através destes exames e avaliações, possíveis arritmias, aumentos da cavidade do coração (ventrículos), hipertrofia do miocárdio (comum em atletas de Futsal), entre outros. A partir daí poderá solicitar exames complementares e a periodicidade em que o atleta deverá retornar ao consultório.

Tais medidas visam acima de tudo o bem estar do atleta.Também para que nós, preparadores físicos e treinadores, possamos trabalhar com segurança e para que os clubes se resguardem.

O que notamos no Futsal é que os clubes de ponta demonstram preocupação com o assunto, realizando avaliações e exames cardiológicos com seus atletas. Porém esta não é a realidade da maioria das equipes do Brasil. Muitas vezes, até pelo custo, atletas são submetidos a cargas elevadas de treinamento sem antes ter passado por um processo de avaliação adequado.

Um simples atestado médico não é suficiente. O atleta é diferente da população em geral. Portanto necessita de avaliações específicas, principalmente às relacionadas ao coração.

Na Espanha foi conduzido entre 2008 e 2009 um estudo sobre MSC em atletas de Futebol em que os cientistas tentam mostrar que o coração do jogador deste esporte é diferente dos de atletas de outras modalidades, devido “a doenças genéticas e ao engrossamento elevado das paredes do coração, provocado pelos exercícios intensos, podendo gerar arritmias letais.”

Tendo em vista o problema citado e devido ao fato de que a exigência física no Futsal é cada vez maior, nós preparadores físicos da modalidade, chamamos a atenção e direcionamos esta carta a todos os responsáveis, dirigentes, treinadores, atletas, médicos, fisioterapeutas, veículos de imprensa, entidades (CBFS, Federações, Clubes e Associações) e demais interessados.

Se não tomarmos as medidas cabíveis, veremos mais atletas morrendo dentro de quadra, deixando para trás suas famílias e amigos.

Muitos destes jogadores são o único meio de sustento de suas famílias. Mas para que possam exercer suas funções em quadra, precisam trabalhar com segurança. A vida precisa ser preservada acima de tudo.
Segue abaixo nossas recomendações. Esperamos retorno e providências dos órgãos, entidades e profissionais responsáveis.

 Todo ginásio esportivo deverá ter um desfibrilador externo portátil; O exemplo deve ser dado pelas equipes que disputam a Liga Nacional e seguido pelas demais equipes;

 Todo atleta de futsal deverá passar por avaliação cardiológica completa com um cardiologista pelo menos uma vez por ano. Para atletas acima dos 30 anos recomendamos que a avaliação seja realizada duas ou três vezes por ano ou de acordo com a recomendação médica visto que as adaptações ao treinamento provocam mudanças na fisiologia do coração;
 Sugerimos que a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e demais Federações estaduais só aceitem exames médicos assinados por cardiologistas credenciados para atletas de todas as idades tendo em vista que o mal súbito acomete veteranos e jovens, inclusive crianças. A CBFS poderia credenciar cardiologistas em todas as regiões a fim de facilitar o acesso dos clubes;

 Os preparadores físicos e treinadores devem redobrar a atenção ao ministrar exercícios para atletas acima dos 30 anos, principalmente aqueles acima dos 35 anos, evitando sobrecargas desnecessárias. Cada caso é isolado e deve ser avaliado pelos profissionais competentes;
 Nos clubes, os atletas só deverão iniciar atividade física após as avaliações terem sido realizadas e que os cardiologistas autorizem. Os preparadores físicos e médicos devem alertar suas diretorias para os riscos de morte caso tais medidas não sejam tomadas;

 Ao contratar atletas veteranos, cabe ao clube tomar todas as medidas preventivas possíveis a fim de tentarmos evitar novas tragédias;

 Os profissionais do departamento médico, de fisiologia do exercício e de preparação física devem orientar os atletas sobre os riscos de morte relacionados ao uso, por conta própria, de substâncias ilícitas, drogas, álcool, anabolizantes, anfetaminas, fórmulas para emagrecimento, suplementos alimentares, termogênicos, etc.;

 Cabe ao atleta cuidar do próprio corpo, sua ferramenta de trabalho, mantendo hábitos saudáveis fora das quadras.
Fontes: H Cor (Hospital do Coração) e Sociedade Brasileira de Cardiologia.

1º de agosto de 2011.Profº Harrison Fabricio Muzzy Rodrigues - ACBF/Carlos Barbosa-RS
CREF 10.244-G/RSProfº João Carlos Romano - Seleção Brasileira e Santos F.C.-SP
CREF 0058-G/SPProfº Fabiano Leal Silva - Gazin/Umuarama-PR
CREF 4739-G/RSProfº Marcelo Augusto Schwertz Theisen – Assoeva-RS
CREF 8908-G/RSProfº Elton José Dalla Vecchia – Atlântico de Erechim-RS
CREF 00094-G/RSProfº Mário Eduardo de Oliveira Raulino – Copagril-PR
CREF 14.217-G/SCProfº Carlos Antônio Santos Carvalho – Peixe/Mazza-DF
CREF 0600-G/DFProfº Bernardo Miloski Dias – Poker/PEC-RJ
CREF 16.801-G/SCProfº Mauro Pires de Lima Sandri – São Caetano/Corinthians-SP
CREF 12.099-G/SCProfº Silvio Antônio Cavalheiro de Oliveira – São Paulo/Marília-SP
CREF 40.406-G/SPProfº Felipe Ferraz Conde – C.R. Vasco da Gama-RJ (sub-20)
CREF 22.347-G/RJProfº Alexandre José Baldasso – ACBF/Carlos Barbosa-RS (sub-20)
CREF 11.666-G/RS

Com o apoio da fiel São Caetano\Corinthians\Unip recebe Carlos Barbosa pela Liga Futsal



Com o apoio da fiel.
Nesta segunda-feira (8) as 19:15 no ginásio do Pq São Jorge,pela terceira rodada do grupo B.
São Caetano\Corinthians\Unip recebe o Carlos Barbosa, o confronto vale a liderança do grupo,e quem vencer dará um passo importante a classificação para a quartas de final.

Com uma vitória e um empate o timão está com 4 pontos na segunda posição,na ultima partida contra a equipe de Brasília o time se recuperou depois de um começo ruim,com Lukaian que pois fogo na partida marcando dois gols.

A partida desta segunda-feira,será encarado como o jogo do ano,já que as duas equipes se enfrentaram na primeira fase com vitória elástica dos gaúchos por 6 a 1.



“Encaramos esta partida, como o jogo do ano, porque se conseguirmos um resultado positivo ficaremos muito próximo da vaga para a próxima fase, além disso, vamos enfrentar um grande adversário que está acostumado a decisões. Contamos com o apoio da nossa torcida para nos ajudar os 40 minutos”, declarou o ala Danilo Baron.

sábado, 6 de agosto de 2011

Pelo campeonato Paulista Timão vence e garante vaga para as 4ª de final.


Timão vence a AABB e garante vaga nas quartas de final do Estadual

Em uma partida emocionante e disputada, o São Caetano/Corinthians/UNIP bateu a AABB por 2 a 1 na noite desta sexta-feira (5), no ginásio dos adversários. Com a boa apresentação, os alvinegros carimbaram sua passagem para a próxima fase do Estadual, chegando aos 6 pontos, em dois jogos.

“Devido às dimensões da quadra e a necessidade da equipe adversária somar pontos, o jogo foi muito duro. Mas o importante foi vencer e garantir a vaga para a próxima fase”, observou Mauro Sandri – Preparador Físico da equipe.

Os gols do timão foram marcados por Caio junior e outro foi contra. Pelos adversários, André Maluco diminuiu.

O próximo encontro do timão será nesta segunda-feira (8), pela Liga Futsal. A equipe do técnico PC enfrenta o Carlos Barbosa (RS), às 19h15, no ginásio do Parque São Jorge. O duelo será transmitido pela SporTV.



Juliano Del Manto