Patrocínio

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Antes restrita ao futebol e ao MMA, 'twittmania' invade o mundo do futsal Jogadores e até treinadores vêm transformando a rede social em uma extensão das quadras. Falcão impulsionou a moda dentre os atletas


Por Flávio DilascioRio de Janeiro
Primeiro foram os jogadores de futebol, depois os lutadores de MMA. Agora chegou a vez de os atletas de futsal aderirem à moda do Twitter. Rede social de maior interação entre ídolos e fãs, os microblogs viraram mania dentre os boleiros das quadras, que passam horas do dia teclando a bordo de um computador ou mesmo de um celular.
A moda ganhou um grande impulso após a adesão do astro Falcão, antes avesso a redes sociais. Ao decidir cuidar da sua imagem através de uma empresa especializada - a mesma que agencia o ídolo do UFC, Anderson Silva -, o ala passou a dedicar horas do seu dia a dia à interação com os fãs e à divulgação de fotos com outras personalidades.
Jogadores de futsal aderem à moda do Twitter (Foto: Reprodução Twitter)Conta de Falcão estimulou a entrada de outros jogadores à rede social (Foto: Reprodução Twitter)
- Na verdade, eu era meio contrário à criação de uma conta no Twitter. Mais por receio da exposição e por já ter visto outras personalidades arranharem suas imagens por causa de problemas com o Twitter. Até que assinei com uma empresa de marketing esportivo e eles propuseram a criação de uma conta. De início, ela seria administrada apenas pela assessoria da empresa e teria mensagens em terceira pessoa. Mas comecei a acompanhar as mensagens dos fãs, de amigos, e ver o quanto a ferramenta é interessante. Me empolguei com o Twitter e hoje não fico uma dia sem "tuitar" - afirmou Falcão, que tem atualmente cerca de 27.500 seguidores.
As postagens de Falcão têm sido as mais variadas. De opiniões pessoas a trocas de mensagens com companheiros, o jogador também vem aproveitando o Twitter para divulgar imagens pessoais, principalmente fotos ao lado de outras personalidades do esporte. O camisa 12 do Peixe já postou fotos com Mano Menezes, Ronaldo Fenômeno, Gustavo Kuerten, Neymar e Paulo Henrique Ganso.
Falcão tieta Mano Menezes no Twitter (Foto: Reprodução Twitter)Falcão revela momento tiete, posando ao lado do técnico
da Seleção, Mano Menezes (Foto: Reprodução Twitter)
- Hoje posso dizer que o Twitter é essencial à vida de um atleta. Sem dúvida nenhuma, se o atleta souber utilizar o Twitter de maneira positiva, mostrando seu trabalho e atendendo aos fãs, é uma ferramenta que só propagará a sua imagem e também poderá fazer com que se obtenha contratos melhores de patrocínio e uma exposição ainda maior na mídia - admitiu Falcão.
O Santos, aliás, é o clube da Liga Futsal onde a "twittmania" está mais forte. Valdin, Ricardinho, Pixote, Djony, Neto e até o técnico Fernando Ferretti também possuem contas no microblog. Um dos melhores amigos de Falcão no elenco, Valdin diz que entrou no Twitter por mera curiosidade e acabou se apaixonando pela rede social. Hoje, o ala conta com mais de 3 mil seguidores.
- No início, minha ideia no Twitter era saber o que acontece na vida de meus amigos e de personalidades, ou seja, era apenas uma diversão. Mas, depois começou a se tornar um canal de comunicação com fãs do futsal e algo profissional também. Sem dúvida, é muito bom ver seus seguidores e poder mandar e receber mensagens - comentou Valdin.
Os rivais do Santos também estão presentes no Twitter. Adversário do Alvinegro Praiano na final da Liga Futsal, o Carlos Barbosa está representado por Rodrigo, Carlinhos e os goleiros Rennan e Lavoisier.
- Estou no Twitter há pouco mais de uma semana. Na verdade, foi a minha esposa que criou a minha conta. Acabei gostando de "tuitar" e estou adorando essa integração com a torcida e com os outros atletas - destacou Carlinhos.
Valdin posa com Lukaian durante o Grand Prix de Futsal (Foto: Reprodução Twitter)Valdin (à direita) divulga foto com Lukaian durante o
Grand Prix, em Manaus (Foto: Reprodução Twitter)
Outro adepto ferrenho da rede social é o capitão corintiano Paulinho Japonês, que se comunica diariamente com torcedores e colegas de profissão através do seu perfil. Torcedor apaixonado do clube que defende, ele costuma postar comentários de incentivo à sua equipe no Campeonato Brasileiro de futebol.
- Bom dia! Os porcos (palmeirenses) fizeram uma para nós (empataram com o Vasco, que disputa a liderança com o Corinthians). Afinal de contas, acho que ajudamos mais a eles do que eles a nós. Líder! - comemorou o jogador.
A "twittmania" vai além das fronteiras do país. Diversos jogadores de futsal que atuam no exterior também têm seus perfis na rede social, com o intuito de atenuarem um pouco a saudade do Brasil. Os jogadores Schumacher, Betão, Rafael França e Edson Marques são adeptos da Twitter e não passam um dia sem trocar mensagens.
- Vai lá, velho. Arrebenta, que você é o cara desse time. Beijos para a família e fique com Deus - postou Edson Marques para Carlinhos, horas antes do primeiro jogo da final da Liga Futsal.
Confira os principais perfis do futsal:
Falcão (jogador do Santos) - @Falcao12oficial
Valdin (jogador do Santos) - @VALDIN13
Paulinho Japonês (jogador do Corinthians) - @paulinhoj10
Tiago (goleiro do São José) - @GoleiroTiago
Djony (goleiro do Santos) - @Djonyfutsal
Marcos Sorato (técnico da seleção brasileira) - @marcospipoca
Fernando Ferretti (técnico do Santos) - @ferrettifutsal
Rodrigo (jogador do Carlos Barbosa) - @Rodrigoha
Carlinhos (jogador do Carlos Barbosa) - @Carlinhosm05
Gadeia (jogador do Marechal Rondon) - @gadeiafutsal
Rennan (goleiro do Carlos Barbosa) - @Rennan_19
Lavoisier (goleiro do Carlos Barbosa) - @Lavoisier01
Marquinhos Xavier (técnico do Marechal Rondon) - @marquinhoxavier
Neto (jogador do Santos) - @neto4futsal
Pixote (jogador do Santos) - @PixoteFutsal
Ricardinho (jogador do Santos) - @Ricafutsal08
Franklin (goleiro do Joinville) - @franklinfutsal1
Lukaian (jogador do Corinthians) - @lukaianfutsal10
Schumacher (jogador do Inter Movistar, da Espanha) - @Schumioficial8
Betão (jogador do Inter Movistar, da Espanha) - @Betao12
Rafael França (jogador do Inter Movistar, da Espanha) - @RafaelRato14
Edson Marques (jogador do Inter Movistar, da Espanha) - @Ekafutsal14

Nenhum comentário:

Postar um comentário